como tirar olheiras

Quando as olheiras aparecem, conferem logo uma aparência cansada no rosto de quem as ostenta.

As olheiras são manchas escuras ao redor dos olhos que aparecem em decorrência da alta concentração de melanina ou do congestionamento de vasos capilares na área dos olhos, levando mais sangue à área e reforçando a pigmentação.

Diversos fatores contribuem para o aparecimento delas, como fadiga, estresse, TPM, alterações hormonais, noites mal dormidas e até predisposição genética.

Tirar olheiras pode ser bem complicado, mas existem algumas técnicas e produtos capazes de amenizá-las. Confira!

Compressas feitas com chá de camomila são capazes de tirar olheiras, amenizando as manchas escuras por algumas horas.

Ele possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, acalmando a pele.

Compressas frias desse chá sobre os olhos tem efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos, diminuindo a coloração arroxeada e desinchando a área.

O chá deve ser feito mais concentrado e deve estar frio. O ideal é que tanto a bebida, quanto os sachês com a erva sejam levados à geladeira por alguns minutos.

Depois, deite-se com a cabeça levemente elevada e cubra os olhos com os sachês do chá, repousando durante 10 minutos. Resultados similares podem ser conseguidos com chá verde.

como remover olheiras

Bolsa de gelo e água fria

Essa é uma técnica que deve ser utilizada por pessoas que querem tirar olheiras rapidamente, e funciona principalmente para quem tem manchas mais leves, ocasionadas por cansaço ou noites mal dormidas.

Aplicar uma bolsa de gelo, uma compressa embebida em água gelada ou simplesmente lavar o rosto com água fria promove a vasoconstrição da área, reduzindo o inchaço e amenizando o aspecto arroxeado.


Cosméticos enriquecidos com ativos e vitaminas

Como dissemos anteriormente, as olheiras são formadas por alta concentração de pigmentos depositados nas camadas mais profundas da pele.

Por este motivo, a ação de cremes e séruns cosméticos tem ação bastante limitada.

No entanto, existem produtos com ativos que descongestionam a região reduzindo o edema, como a vitamina K1, a cafeína e o gingko biloba, e os que podem clarear a região, que tem como compostos ativos a hidroquinona, o arbutin e a vitamina C.

Esses produtos específicos para tirar olheiras, atuam na região dos olhos – que é muito delicada e vascularizada – aumentando o tônus venoso e, consequentemente, diminuindo a dilatação, melhorando consideravelmente o aspecto dessas manchas indesejáveis.


Peelings com ácidos clareadores

Os peelings feitos com ácidos clareadores retiram as camadas mais superficiais da epiderme, causando uma renovação celular.

Eles melhoram a hidratação e clareiam a pele, ajudando a tirar olheiras e manchas.

No entanto, esse tipo de tratamento deve ser feito com cuidado, já que pode irritar a pele e potencializar o problema, provocando manchas permanentes ou outros problemas graves.

Sempre consulte um dermatologista para que ele faça uma avaliação e analise se este é o melhor tratamento a ser utilizado.

Dormir bem ainda é a melhor forma de tirar olheiras!

Uma boa noite de sono é o melhor remédio contra olheiras. Isso porque é na hora do sono que a pele se renova.

Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar e o resultado são belas manchas arroxeadas ao redor dos olhos.

Sem contar que a privação do sono dá à pele um aspecto cansado e envelhecido, ficando susceptível a doenças e ao envelhecimento precoce.

Recomenda-se pelo menos oito horas diárias de sono para haja uma boa restauração dos tecidos da pele.

Existem outras opções de tratamentos para tirar olheiras mais radicais, indicados para mulheres que possuem manchas muito profundas causadas por fatores genéticos e de hereditariedade. São opções com radiofrequência e laser, como o Accent ou o Harmony Pixel XL.

Também é possível amenizar as olheiras com preenchimento com ácido hialurônico e até resolver o problema com cirurgia plástica, através de um método chamado blefaroplastia.

como remover olheiras

No entanto, essas são soluções bastante radicais para tirar olheiras, e para a maioria das mulheres, compressas e tratamentos com produtos cosméticos ou naturais já amenizam bastante o problema.

O ideal é atuar na prevenção do aparecimento dessas manchas dormindo bem, mantendo a pele hidratada e bem cuidada, uma alimentação saudável e uma vida equilibrada.

E se porventura as olheiras atacarem, apele para a maquiagem! Corretivos, bases e pós faciais ajudam a esconder essas manchas em dias que não podemos aparentar cansaço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *